FORMAÇÃO MICROBIOMA DO BEBÉ

Destinada a Profissionais de Saúde,  Consultores de Aleitamento Materno, Assessores de Lactação e a todos aqueles que trabalham diretamente com Famílias e bebés.

Tem como objetivo capacitar os formandos sobre a influência que as bactérias intestinais têm no desenvolvimento e na saúde geral dos bebés e a compreensão de como o microbioma intestinal afeta a digestão, o sistema imunológico e a absorção de nutrientes

formação

Duração: 8 horas

Data: Brevemente

Horário: 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Formação ministrada pela: Dra. Milene Castro e Silva.

Formato: Aulas online ao vivo, com gravações disponíveis por 3 semanas.

Certificado Emitido Certificado de Formação Profissional emitido pelo SIGO , com registo da competência adquirida no Passaporte Qualifica .

31 de Maio de 2025

descrição da formação

O sistema imunitário também é regido pelo microbioma intestinal através da homeostase de linfócitos e produção de citocinas pró e anti-inflamatórias. A literatura científica recente enuncia que a microbiota intestinal pediátrica tem influência no desenvolvimento de doença alérgica pelo estudo comparativo de bactérias intestinais entre a microbioma de crianças saudáveis em comparação com as que desenvolveram doença.

São imensos os estudos que relatam a importância do eixo cérebro-intestino e sistema imunitário. Na verdade, fica evidente a importância da microbioma intestinal principalmente na primeira infância. E porquê? Porque a manutenção de uma saudável microbiota é fundamental para prevenção de doenças a curto prazo, mas sobretudo numa fase adulta. Para além disso, promove um crescimento e desenvolvimento saudável, pois interfere numa janela de oportunidade metabólica que modela e harmoniza os complexos sistemas envolvidos com estas bactérias intestinais.

Deste modo, podemos afirmar que o microbioma intestinal pediátrico saudável é o passaporte para uma viagem adulta saudável e segura. O desenvolvimento deste mesmo começa na gravidez e é influenciada pela alimentação materna, paterna, o tipo de parto e introdução alimentar, ou seja, os primeiros 1111 dias.

Atualmente pode-se declarar que a alimentação saudável é o fator externo que mais influência o desenvolvimento de um saudável microbioma intestinal. A literatura científica mostra que a disbiose intestinal, ou seja, um desequilíbrio das bactérias intestinais, está diretamente relacionado com a saúde da criança, nomeadamente nas doenças alérgicas, autoimunes, metabólicas, do neurodesenvolvimento e síndrome do intestino irritável.

Lactentes com cólicas, obstipação e disquesia devem ser tratados precocemente, pois encontram-se em disbiose. Um lactente tem sempre um sistema digestivo imaturo, no entanto, essa não deveria ser a resposta terapêutica a estes quadros clínicos, muito pelo contrário, devem ser prioritários no tratamento e modulação do microbioma intestinal. Deste modo esta formação tem como principal objetivo mostrar aos cuidadores e profissionais de saúde a importância de cuidar do microbioma intestinal como forma de prevenção de doença.

Nos casos de disbiose intestinal tais como: obstipação recorrente, disquesia, diarreias, uso de antibióticos, alergias e cólicas intestinais deve ter como alvo terapêutico o microbioma intestinal pediátrico. Assim, esta formação elucida a importância de uma alimentação saudável na gravidez, a importância do aleitamento materno e a sua relação com o microbioma intestinal do bebé, assim como a importância da introdução alimentar rica em probióticos e pré-bióticos alimentares nas diferentes fases de vida de um bebé.

Através do conhecimento científico à luz dos conhecimentos profissionais iremos interpretar (com a devida ética profissional e proteção de dados) casos clínicos de sucesso onde a atuação pluridisciplinar de fisioterapia e nutrição referente ao microbioma intestinal no tratamento de cólicas, disquesia e de obstipação em lactentes. No final, os formandos estarão aptos para compreender a função do microbioma intestinal pediátrico e a importância do tratamento de disbiose intestinal.


conteúdos programáticos

Processo de formação do microbioma intestinal do bebé

Fatores externos que influenciam positivamente e negativamente o microbioma do bebé

Funções do microbioma intestinal;

Principais microrganismos no microbioma intestinal de um bebé;

A relação do microbioma intestinal da mãe e bebé (quando amamentados);

O eixo microbiota – cérebro – intestino;

Alimentos que enriquecem o microbioma de um bebé;

Suplementação de probióticos;

Perigos associados aos sintomas gastro digestivos de um bebé;

Défices nutricionais comuns em bebés e sua relação com o microbioma intestinal;

Apresentação de 2 casos clínicos (obstipação e cólicas em bebés).

testemunhos

"Recomendo esta formação não só porque me trouxe mais ferramentas para aplicar na minha prática profissional mas também porque nos ajuda a nós profissionais a tornar-nos mais próximos das famílias (...). São transmitidas estratégias muito interessantes a serem passadas à famílias e aplicadas posteriormente também por ela, que são a complementariedade do tratamento que faltava a qualquer intervenção com o bebé com cólica. Existirem profissionais que já tenham assistido a esta formação, principalmente dada pela Terapeuta Angela, é ter a certeza que o bebé e a família recebem a atenção e um tratamento de qualidade que merecem."
Ana Rita Moucheira
fisioterapeuta
"Uma excelente formação, recheada de ferramentas importantes no tratamento e, mais que isso, na prevenção da cólica e desconforto do bebé. Angela Subtil consegue de forma apaixonada e cativante transpor os seus conhecimentos, dotando-nos de novas competências para apoiar e promover a parentalidade."
Sofia C.
enfermeira
FORMAÇÃO MICROBIOMA DO BEBÉ
Preço: 147€
Pré-agendamento de Consulta
Ângela Subtil | Cólica do Bebé
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.